Publicado por: egle | 19 novembro, 2011

A origem da palavra gueto (ou viajar também é cultura)

Aproveitando que Ivan está fazendo 70 anos decidimos dar um giro pela Itália, terra de meus antepassados. Iniciamos nossa viagem por Veneza, que nos encantou tremendamente. É uma cidade diferente de todas as que já visitei. A cidade foi fundada pelos habitantes da costa italiana expulsos pelas hordas lombardas e que foram viver nas ilhas das lagoas venezianas.  Sua localização estratégica no mar Adriático tornou Veneza um importante centro de comércio entre o mundo ocidental e o resto do mundo ( especialmente o império Bizantino).

A cidade é cortada por diversos canais, as ruas são mínimas e tortuosas e andar por elas é uma surpresa agradável a cada passo. Conversando com a dona de nosso B&B descobrimos que Veneza foi a primeira cidade no mundo a confinar os judeus em um local próprio.Em 1516 os doges decidiram colocar os judeus em um ilha chamada Ghetto Nuova, onde antes da chegada dos judeus existiam várias fundições. A palavra  “ghetto” vem do italiano  getto que significa  “fundição” ou do veneto geto com o mesmo significado. ( depois desta explicação pesquisei diversos sites e descobri que esta explicação é controversa e que a origem da palavra pode ter pelo menos 4 outras explicações).

Visitamos hoje o gueto judeu em Veneza, onde se vê ainda resquício das antigas portas que cercavam a área impedindo a livre circulação das pessoas e suas 5 sinagogas ( alemã, espanhola, levantina, italiana e cantão). Depois desta aula de história fomos continuar nosso passeio terminando com um belo almoço , acompanhado de vinho que ninguém é de ferro.

Gueto velho

Que friaca

Se eu engordar um pouco mais não passo

Anúncios

Responses

  1. Tenho uma foto igual nesse beco!! Veneza é tudo de maravilhoso! que bom que vcs também se apaixonaram pela cidade. Adorei a foto em minha homenagem! buon viaggio! baci!

  2. Se vierem a Roma nao deixem de nos procurar!

    Arrivederci!

    Mauriane e Luiz

    Mauriane 3270030882
    Luiz 3894799069


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: